A importância do backup

| 1 Comentário

Ok, não quero ser moralista nem nada, e todo mundo já publicou um conselho parecido. Mas não custa nada, e é para o seu próprio bem, leitor desatento:

FAÇA BACKUP!

Hoje em dia, nossa vida documental é toda digital. Nossas fotografias são digitais, nossas músicas são digitais, nossos documentos – textos, imagens, comprovantes – são digitais. E, como já disseram alhures, seu disco rígido VAI falhar. Só não se sabe quando.

O HD do meu computador – um notebook, que vem a ser minha máquina principal – falhou. A minha sorte é que uso o sistema Time Machine da Apple, que copia silenciosamente todo o conteúdo da minha máquina em outro HD. Mas como estou em viagem, isso não seria suficiente. Consegui copiar todo o conteúdo do HD defeituoso, e importei os dados em uma nova instalação do sistema. Portanto, foi só um susto – a sorte é que minha máquina parece bem mais rápida agora com o sistema recentemente instalado – ou isso, ou as 7200 rpm do hd externo usado na operação de salvamento, um Seagate Expansion.

Não fosse o backup, e não fosse eu ter consigo salvar os dados do hd – que parece ter morrido imediatamente após o salvamento – seriam quase 500gb de anos de informações perdidas. Milhares de fotografias, milhares de músicas e textos.

Hoje costumo usar o dropbox, para que os documentos mais importantes estejam sempre na “nuvem”. O iPad, por enquanto, tem todas as minhas músicas. Bole estratégias de cópias múltiplas. DVD’s nem sempre resistem ao tempo. HD’s hoje são baratos. Compre um para fazer uma cópia semanal, e deixe-o no escritório, para o caso de algum furto. Tenha sempre seus dados em locais mais variados.

Enfim, sua história, suas informações, seu quartinho da bagunça, hoje, é seu computador.

P.S. – Sugestões: Time Capsule, da Apple, ou qualquer outro HD em rede. Ah, e deixe sempre livre 20% do seu HD. Acho que não observar essa regra foi o que me deu problemas.

– Posted using BlogPress from my iPad

Autor: oculos

the guy that owns this thing... :D

FireStats icon Produzido pelo FireStats