Como (finalmente) usar certificados digitais (e-CPF, por exemplo) no Mac

| 182 Comentários

Aleluia! Consegui… Depois das minhas queixas aqui e aqui, consegui finalmente usar meu certificado digital no Mac.

A coisa toda é mais ou menos complicada, funciona apenas no Firefox, mas funciona…

Um pouco de história: quando adquirimos nossos certificados, normalmente o fazemos através da Certisign. Eles oferecem aos usuários de Windows um programinha chamado SafeSign. Esse programa é que faz a ponte entre o sistema e o smartcard. Ocorre que eles também podem oferecer o SafeSign para Mac! SIM!!! Basta pedir. Pedi, demorou uns 2 dias, mas me deram o link para fazer o download. Não coloco o link aqui porque se trata de um programa pago, mas cedido pela Certisign aos seus clientes.

O SafeSign instala alguns arquivos no Mac, invisíveis para nós, exceto pelo tokenadmin, na pasta de Aplicativos. O tokenadmin serve para ler o smartcard, ver os certificados, mudar PIN, etc.

Mas o que vocês querem é assinar digitalmente, correto? Eis aqui a solução, que peguei nesse blog aqui:

1 – Peça à Certisign o SafeSign para Mac.

2 – Abra o Firefox, vá em “Preferences”, depois em “Advanced”, depois em “Security Devices”.

3 – Clique em “load”

4 – Onde tem “Module Name”, coloque o nome de sua preferência – “ManéBlog”, por exemplo, em homenagem a nós! :)

Em “Module Filename”, copie e cole o seguinte endereço:

/usr/local/lib/libaetpkss.dylib

5 – Clique em ok, e parta para o abraço.

Agora, é só inserir seu cartão na leitora, e acessar os sites preferidos. Eu, por exemplo, testei no site de envio de documentos da Justiça do Trabalho, e funcionou.

Meus agradecimentos (finalmente) à Certisign, que cedeu o SafeSign para Mac. Salientaram que não dão suporte algum ao Mac, mesmo cedendo o programa, portanto estamos por nossa conta e risco.

Para usar o Safari, pelo que compreendi, precisaríamos do SafeSign.tokend, que acompanha o programa TokenLounge, da empresa AET, representada no Brasil pela GDBurti. Como já disse, custa caro. Assim, se 10 usuários do Mac estiverem dispostos, podemos tentar barganhar por um preço mais em conta. Eu, por exemplo, gostaria muito de poder usar meu certificado no Safari, no Mail.app, etc.

 

UPDATE: Por favor, assine nosso abaixo assinado para tentar mudar a situação. Leia mais aqui.

UPDATE 2 (25.06.2015): Esse post já completou 5 anos, e continua a ajudar muita gente. É o post mais lido do Blog. Por dia, pelo menos 100 pessoas consultam essas instruções. Gostaria de dizer que, se por um lado elas ainda funcionam (segundo o relato de muita gente que visita o blog), por outro podem estar desatualizadas. Eu, por exemplo, precisei fazer minha declaração do IR e estou fora do Brasil já há quase quatro anos. Fazia algum tempo desde que usei meu certificado pela última vez. Percebo que hoje em dia a situação está bem melhor. No site da Certisign, o download dos drivers para Mac está muito mais fácil. O instalador tem a opção de instalar os módulos para Firefox. Se por alguma razão as instruções aqui não funcionarem, aconselho duas coisas: 1 – teste em outro site para ver se o problema é externo. Alguns sites usam Java para checar o certificado, e isso nem sempre funciona bem. A própria Certisign tem um site de testes. 2 – Baixe os drivers no site da Certisign, mais atualizados, e veja se funciona. Como ainda recebo comentários dizendo que as instruções acima funcionam, pode ser que você não tenha necessidade de ir ao site da Certisign. Mas eu tentaria primeiro a forma padrão de instalar deles e, se não funcionar, tente então as instruções postadas acima. Infelizmente, alguns me escrevem pedindo ajuda, porque por uma razão A ou B não conseguem usar o certificado. Ajudaria de bom grado, não fosse o fato de usar meu certificado uma vez por ano, portanto sem ter a menor idéia hoje em dia do que funciona e do que não funciona. Se nada funcionar, alguns comentários de visitantes oferecem algumas dicas que podem valer a pena. Não testei nenhuma, por falta de necessidade, mas pode ser útil saber que outras pessoas têm métodos alternativos que funcionam. Boa sorte! :)

Autor: oculos

the guy that owns this thing... :D

FireStats icon Produzido pelo FireStats