Certisign: Vocês são incompetentes!

| 5 Comentários

Em um post anterior, perguntei se a Certisign, empresa que vende certificados digitais, era incompetente. Recebemos, nos comentários, duas respostas da empresa, colocando-se à disposição para ajudar na resolução dos problemas.

Quais eram os problemas? Eram, justamente, a impossibilidade de se usar certificados digitais contidos nos smartcards no Mac e a falta de suporte para o MacOS.

Fiz uma pesquisa sobre o assunto, e mandei e-mails para várias empresas: AET, Gemalto e GDBurti. Todas foram solícitas, com respostas ágeis e esclarecedoras. Descobri, assim, que precisamos de um middleware capaz de ler nossos certificados. Descobri, ainda, que aquele programinha, SafeSign, que a Certisign distribui pra Windows, existe para Mac. Descobri, ainda, que existe o TokenLounge, da empresa AET, representada no Brasil pela GDBurti, que é capaz de usar os certificados no Mac.

Infelizmente, a licença para o TokenLounge custa, individualmente, cerca de R$230,00 aqui no Brasil. O custo poderá ser diluído se mais usuários comprarem juntos. Mas, sem ter a certeza de que a coisa funciona, prefiro não arriscar.

Mas o que me choca é que a Certisign distribui aos seus clientes o SafeSign para Windows e, mesmo tendo a licença para tal, não disponibiliza o SafeSign for Mac aos seus usuários de MacOS! Quer maior prova de descaso com seus usuários?

Detalhe: enviei e-mail aos dois representantes da empresa que se colocaram à disposição para analisar as questões de apoio aos usuários do Mac e, nem deles, ouvi nada.

Enfim, uma lástima e, enquanto isso, ficamos aqui a ver navios, sem poder utilizar nossos certificados no Mac.

UPDATE em 26/03/2010: A Certisign me mandou um e-mail com o link para o SafeSign para Mac! Funciona!

Autor: oculos

the guy that owns this thing... :D

FireStats icon Produzido pelo FireStats