A Apple e a Oi retiraram o tethering do iPhone!

| 7 Comentários

E a batalha é infinita…

Pois bem: como todo mundo está cansado de saber, a Oi vai vender iPhone. Desbloqueado. Oh, que bom, oh, que maravilha.

Chega um belo dia, há duas semanas atrás, ligo meu iPhone – desbloqueado legalmente e sem nenhum hackeamento – e, ao conectá-lo ao iTunes, me pergunta o aplicativo se quero atualizá-lo com os ajustes para a minha operadora.

Pensei comigo, por que não? Li a página, que, por sinal, salvei, que diz claramente que nenhum mal virá sobre aquele que aceitar a atualização.

Aceitei e… lá se foi o meu tethering.

Tethering, pra quem não sabe, é a capacidade básica de compartilhar a conexão de dados do celular com o computador. Ninguém nunca usou esse nome bonitinho por aqui porque, ao contrário do iPhone, quase todo celular meia-boca que tenha dados e bluetooth faz isso. Porque no resto do mundo (exceto nos Estados Unidos e, pelo visto, aqui) ninguém fica capando o celular, tirando recursos triviais como esses.

A Oi, pousando de boa moça, tirou um recurso que TODOS os seus smartphones têm (pelo menos até quanto acompanhei o portfolio deles).

Houve uma nítida violação da minha privacidade quando a Apple, sem minha permissão, desabilitou um recurso que estava lá. E estava funcionando bem, com a mesma Oi.

Notifiquei a Apple do assunto, mas não me responderam. Então vou à justiça.

Será que existe outro usuário insatisfeito? Se formos muitos, poderíamos entrar com alguma representação no Ministério Público por violação dos Direitos do Consumidor.

A prática é ridícula: repito: qualquer celularzinho de 5, 6 anos atrás, possui o recurso de compartilhar a conexão de dados do celular com o computador. O T68 da Sonyericsson fazia isso. O N95 e E61 da Nokia, e modelos posteriores, idem. O iPhone, também, mas a Oi vai agora capar os seus clientes?

Enfim, quero o tethering no iPhone para a Oi JÁ. Senão, assim que acabar o recesso forense vou entrar com uma ação contra a Apple, já que foi ela que enviou a tal aplicação.

Autor: oculos

the guy who writes here... :D

FireStats icon Produzido pelo FireStats