Nokia N810

| 7 Comentários

Meus caros, não quero reinventar a roda. Existem mil reviews do N810 da Nokia por aí. Outros mil comparando o mesmo ao iPod Touch ou ao iPhone. Mas eu queria dar meu palpite sobre o aparelho e sua comparação com o iPhone que uso o tempo todo. Esse N810 foi comprado para ser dado de presente, mas passou às minhas mãos a fim de que fosse devidamente atualizado e configurado.

Devo dizer, inicialmente, que adorei o aparelho. Sensacional. Se não tivesse o iPhone, consideraria um, muito embora o fato dele não ser um celular implica em carregar dois aparelhos. Mas a Nokia caprichou nesse produto. Aliás, a Nokia tá a frente das outras empresas em termos de recurso. Mesmo que a grande maioria das não saiba o que é VoIP, ela comercializa o aparelho completamente, 100%, totalmente, integralmente pronto para comunicações via WiFi. É algo mesmo fantástico! Ele já vem com Skype e Gizmo, além de suportar SIP (e quem conhece os aparelhos da Nokia, tipo o E61, funcionando em SIP, sabe que são excelentes). 

A comparação principal entre o N810 e o iPhone, invariavelmente, é o tamanho dos dispositivos. Mostro aqui foto comparativa tirada com o fone Motorola da minha mãe. Fotos melhores existem no Flickr, basta procurar.

 

Sinceramente? Tivesse o N810 um teclado melhor, e pra mim o Asus Eee seria inútil. o aparelho da Nokia é rápido, robusto e pequeno, tem uma tela decente, e portátil pra caramba, muito embora NÃO serviria JAMAIS como celular. Faz sentido, de fato, a Nokia não ter incluído um celular nele. Ninguém iria andar com um aparelho daquele tamanho. Não – o N810 é um comunicador pessoal voltado à internet, e nisso ele é imbatível por qualquer aparelho. 

A grande diferença do N810 pro iPhone, tamanho à parte, é que o primeiro vem com aplicativos usáveis. O iPhone ainda promete ter muita coisa desenvolvida pra ele, mas o Nokia já vem com programas que, de fato, são muito bons. O Skype, por si só, já vale o aparelho inteiro. Imagine um aparelho pequeno, que possibilite chamadas pelo Skype, operando em WiFi. Pois é – não se encontra isso em toda esquina. E mais: com o Gizmo, pode-se fazer chamadas de vídeo. Isso não consegui testar, pois não achei outra pessoa com Gizmo.

Em uma viagem, esse aparelho deve brilhar. Eu, por exemplo, jamais levaria um notebook se tivesse o N810. Dá pra ler os e-mails enquanto se espera um vôo, ligar pra casa via Skype/Gizmo/SIP, ouvir música, etc.

Na verdade, a única coisa ruim do N810 é o seu teclado. Muito ruim pra digitar qualquer coisa. Ele clama por um teclado bluetooth. Até entrar com senhas e configurações é chato. Mas, como o uso principal do aparelho deve ser a comunicação por voz e o acesso aos e-mails, isso não deverá incomodar.

No entanto, se tivesse um teclado mais decente, o Asus Eee ia ter que melhorar muito para superar. Senão vejamos: ambos rodam Linux, ambos têm slots SD, ambos têm WiFi. Porém o Asus não tem bluetooth, o que é um grande plus pro Nokia, além deste ter uma distro do Linux mais rápida nesses dispositivos menores. Penso que o Eee seria um notebook para levar para todo o canto, mas o N810 iria além – iria ser o companheiro presente ao acordar (fala se não fica ótimo no criado mudo, com aquele suporte) até a hora de ir dormir.  O fato é que achei que, no iPhone, se escreve bem melhor com o teclado virtual. 

Não testei a capacidade multimídia dele. Será que roda bem filmes? Com aquela telona… 

Testei chamadas pelo Skype – a qualidade foi fantástica. Pelo Gizmo, nem tanto, mas pelo Mac o Gizmo não tava muito bom também. Interessante é que o Gizmo, via SIP no E61, funcionou perfeito. 

Pena que o N810 foi comprado só agora. Agora incluíram WiMax no bicho e, como a Embratel está colocando WiMax em todo canto, o N810 com WiMax parece ser feito sob medida para esse serviço. Aliás, existem aparelhos que são o paradigma de uma tecnologia: o T68i era o exemplo de uso eficiente do bluetooth na sincronização com o Mac. O E61, da Nokia, o casamento entre telefonia convencional e VoIP. O iPhone entre celular e media player. E o N810 com WiMax, pra mim, é o símbolo da conectividade sem fio para uso de VoIP.

Detalhes: o bicho vem todo em português do Brasil, tem mil e um acessórios de fábrica (a Nokia capricha nisso), tem uma telona linda, e tem uma bolsa para protegê-lo.

Coisa curiosa: consegui atualizá-lo pelo MacOS. Tentei via Parallels, mas acho que o MacOS não deixava o Windows virtual tomar conta do dispositivo quando este entrava no modo de update. Achei um utilitário pra Mac que atualiza os tablets da Nokia, e funcionou redondamente. 

Enfim, espero que esse amigo que irá ganhá-lo goste do bicho.  

Autor: oculos

the guy who writes here... :D

FireStats icon Produzido pelo FireStats