Voz sobre IP – Você ainda vai usar…

| 13 Comentários

(oh, não, mais um post técnico!!!:)

Senhores, já falei aqui neste mesmo bat-blog sobre minhas experiências com o Skype e com o Free World Dialup. Ambos são meios de comunicação de voz pela internet.

As vantagens do Skype são, principalmente, a quase inexistência de delay (tempo que existe entre o que você fala e a recepção da sua voz pela pessoa com quem você está conversando), e a facilidade de organização dos contatos.

Por outro lado, o Free World Dialup tem MUITO mais vantagens: trata-se de tecnologia aberta (usa o protocolo padrão SIP), o que permite o uso de varios programas para se comunicar, a qualidade da voz é boa (embora acho que o delay é maior). O chato é que o FWD não tem um jeito fácil de organizar os contatos, e não tem tanta gente que usa.

Ambos permitem que se ligue para telefones comuns, embora nesse quesito o FWD ganha de 1000 a zero, já que permite que você escolha o seu provedor de VOIP, ou seja, você escolha sua própria operadora de telefonia em qualquer lugar do planeta! Dá pra se ter uma linha nos Estados Unidos por cerca de 30 realhos mensais, com vários minutos incluídos. Na verdade, a FWD não é bem um programa, e sim um serviço – há vários programas compatíveis com ele. Ele se interconecta com vários outros serviços, tipo Vonage, NuPhone, Nikotel, etc.

Para se ter uma idéia, duas operadoras no Brasil já usam o VOIP – a Transit e outra. Num futuro próximo, usaremos nossos computadores para fazer interurbanos, e aí o mundo mudará um bocado. Só espero que a revolução chegue à telefonia móvel, já que minha conta de celular tá vindo ultrajante…

Em suma: testem, experimentem e comentem! O que vocês têm achado da tecnologia? Qual solução tem preferido? Palpites?

Autor: oculos

the guy who writes here... :D

FireStats icon Produzido pelo FireStats